Translate

terça-feira, 16 de julho de 2013

Apostar na Base ou Nos Atletas Ciganos.

 

 

Futebol de Formação é a Solução dos Clubes Sergipanos

 
 
 
 
 
Ontem publicamos uma reportagem sobre o garoto Iury, natural de Estância e que depois de ser artilheiro pela Associação Desportiva Confiança, do Sergipano Sub 18 deste ano, se transferiu para o Clube Atlético Sorocaba, da 1ª Divisão Paulista. Essa reportagem foi recorde de acessos do nosso humilde Blog, e junto com a audiência desta matéria veio os questionamentos e mensagens.
 
Primeiramente gostaria de falar sobre a passagem do atleta pelo clube proletário. Mesmo se destacando por sua equipe nas competições que disputava, o Iury nunca participou de uma partida oficial pelo clube sergipano e daí vem a pergunta, por qual motivo o atleta não foi profissionalizado e o principal questionamento, porque ele não foi aproveitado pela equipe principal. Sabemos que culturalmente o atleta da casa só tem oportunidade se fizer chover. Em parte pela falta de comunicação entre os departamentos de futebol de formação do clube e o do futebol profissional. De outro lado, nossos torcedores e em sua grande maioria, junto com a imprensa e dirigentes, cobra de mais dos nossos garotos, como se os mesmos fosses os principais responsáveis pela situação que o clube atravessa. E desta forma o futebol sergipano estava afundando num mar de lamas e quase que sem volta.
 
 
 
Mais vai que surge o Club Sportivo Sergipe em 2013, e muda este panorama. Trás um comandante de fora das nossas fronteiras, e comandante este que dentro das limitações que o clube possuía no inicio do sergipano deste ano, monta um time quase que caseiro, valoriza a sua base e começa a colher os frutos de suas sementes plantadas. Nos dias de hoje, o Vermelhinho bem que poderia ter uma folha salarial muito maior do que a que possui neste momento para a Serie D, mais diferentemente da Associação Olímpica de Itabaiana no ano passado que desmontou a equipe campeã do estado e contratou quase que uma carrada de jogadores para participar da brasileirinho do mesmo ano, perdendo assim o seu padrão de jogo e sua identidade. Hoje o Clube Rubro vem dando orgulho a sua torcida, representando muito bem o nosso estado e mesmo tricolor como nunca gostei de esconder, estou bastante Feliz com o nosso representante e ainda tem mais, torcendo para que o Sergipe continue com a campanha e leve o nosso estado a voltar a ter um representante na serie C do nosso país. Não houve magica para esta campanha. Houve Planejamento numa equipe caseira e que tem dado oportunidades aos atletas de nossa região, e diga-se de passagem Oportunidades também para a nossa base, e diferente dos anos anteriores, quando essas oportunidades vinham através da falta de recursos para contratações, hoje essa oportunidade é dada pela sincronia entre os departamentos de futebol profissional e de formação.
 
Se todos os nossos clubes conseguirem enxergar esse caminho, muito em breve o nosso futebol ganhará mais respeito no cenário nacional. Independente da péssima ou inexistente atuação da nossa retrógada Federação Sergipana de Futebol.
 
O Futebol de Formação como diz o titulo da matéria, é e sempre será a principal solução para o futebol sergipano, brasileiro e mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário