Translate

quarta-feira, 3 de abril de 2013


POR QUÊ CONSTRUIR UM CENTRO DE TREINAMENTO?



Hoje estaremos estreando a Coluna Artigos, onde publicaremos Artigos e Reportagens relacionadas ao trabalho com as Categorias de Base do nosso Futebol. E inaugurando esta coluna trazemos um artigo do Professor Fabio Aires da Cunha, escrito em 2007.

Fabio Aires da Cunha


POR QUÊ CONSTRUIR UM CENTRO DE TREINAMENTO?


Centro de Treinamento (CT), a nova pérola dos clubes de futebol.

Primeiro, o CT tem a facilidade de reunir num mesmo local todos os componentes necessários para a adequada condução de um treinamento de futebol. De campos a alojamento; de departamento médico a fisioterápico; de departamento de fisiologia a biomecânica; salas de reunião; piscina; sala de estudos; sala de conferência; sala de vídeo; administração e muitos outros setores e departamentos podem ser incluídos no local.

Outro ponto a favor do CT é a redução de custo e tempo. Custo com o aluguel de campos, outros locais e transporte e, ganho de tempo, principalmente, com o deslocamento até locais de treinamento variados.

O CT tem a vantagem ainda, de reunir no mesmo local várias categorias treinando; com isso as comissões técnicas podem interagir e ainda, é possível, a observação mais criteriosa dos atletas por parte da coordenação e da comissão técnica da categoria superior ou do profissional.

Atualmente, os principais clubes do Brasil e do exterior possuem o seu CT ou o está providenciando. Já é sabido que investir na formação de atletas é o grande negócio do futebol.

Sem um local próprio e adequado para os treinamentos, esse trabalho de formação, aperfeiçoamento e polimento de futuros atletas fica prejudicado.

Com o CT fica mais fácil o clube controlar o desenvolvimento dos atletas, tanto nos aspectos de treinamento (físico, técnico e tático), como nos aspectos psicossociais (relacionamento, comportamento, características psicológicas, educação e outros) ou nos aspectos médicos e biológicos (nutrição, crescimento, maturação e desenvolvimento biológico).

Um CT deve possuir pelo menos: dois campos oficiais; alojamento; refeitório; departamento médico; departamento de fisioterapia; sala de recreação; sala de estudos; administração; vestiários; rouparia; sala de musculação e sala de reunião/palestra.

Pode-se ainda incluir: departamento de fisiologia e biomecânica; escola; sala de vídeo; sala de ginástica; ginásio; quadra poliesportiva; pista de corrida; piscina; sala de serviço e assistência social (extremamente importante quando se trabalha com categorias de base); sala de entrevista; mini-estádio; campos menores; salão de festas.

Além disso, o local deve ser agradável, ou seja, a decoração e a arquitetura do ambiente são fundamentais. Áreas verdes, com flores, árvores e lagos, onde a natureza é valorizada, que deem a sensação de tranqüilidade, liberdade e paz auxiliam muito no bem-estar de atletas e funcionários. A apresentação do local, isto é, a recepção e o setor administrativo devem ser bem planejados, pois esse local é o cartão de visita do clube, principalmente para quem vem conhecer o CT, como empresários, investidores, jornalistas e dirigentes de outros clubes.

Portanto, a construção de um Centro de Treinamento é imprescindível para o desenvolvimento dos futuros jogadores e, conseqüente, melhora no produto final, que são atletas com harmoniosa formação física, técnica, tática, psicológica e social, além de cidadãos mais conscientes.

Autor: Fabio Aires da Cunha/2007


Nenhum comentário:

Postar um comentário