Translate

sábado, 16 de março de 2013


Entrevista com o Técnico e  Palestrante Fabio Cunha 

2ª Parte

Red Bull 2009

Blog – Você  concorda com o uso de suplementação (Proteínas, Bcaa e Energéticos) na formação de atletas de base, fazendo com que o garoto obtenha melhores resultados dentro de campo. Existe alguma relação entre Suplementação/Resultados ou o atleta pode obter esses resultados, apenas,  através de uma alimentação balanceada?
Fabio Cunha – O uso de qualquer suplemento deve ser orientado por um profissional da área de nutrição. Cada profissional deve responder, apenas, pela área específica. Nem o Treinador ou mesmo o Preparador Físico, deverá recomendar o uso de qualquer suplementação, a menos que tenha formação nesta área. Cada caso deverá ser analisado individualmente, para verificar ou não a dosagem necessária. Acredito que se os atletas passarem por uma dieta balanceada, não necessitarão do uso de suplementos, a não ser que determinador jogador já apresente uma carência nutricional. Até o uso de energéticos e bebidas isotônicas, devem ser recomendados pelos nutricionistas, pois o uso indiscriminado poderá ocasionar em sérios problemas de saúde no futuro. Nunca devemos fazer uso de qualquer que seja o suplemento por conta própria, pois alguns destes contêm substâncias que entram na lista de doping.

Blog – Qual a importância da base, na construção e manutenção de um clube de futebol profissional?
Fabio Cunha – A importância é fundamental. Você formar o atleta em casa é menos dispendioso que contratar um atleta já formado, além disso, esse atleta formado em casa terá mais identificação com o clube e será mais fácil de adaptar-se a filosofia de trabalho.
Isso sem contar o trabalho social que a formação de base pode promover.

Conversa com os jogadores.

Blog – A CBF teria alguma responsabilidade sobre a decadência que o futebol brasileiro vem passando, inclusive ao não conquistarmos a vaga no mundial sub 20 que irá acontecer na Turquia, nos meses de junho e julho e o pior fazendo a segunda pior campanha da competição, apenas a frente da Bolívia?
Fabio Cunha –Todos os envolvidos no futebol tem parcela de culpa. A CBF, as federações estaduais, os clubes, a imprensa, a torcida e os profissionais.
Ficamos muito tempo vivendo das glórias do passado e nos achando acima do bem e do mal.O futebol brasileiro está estagnado a muito tempo.
Bons jogadores surgem mais ao acaso do que por trabalho bem feito.
Muitas vezes vemos jogadores convocados por interesse de alguns e não por qualidade técnica, enquanto houver essa prática, as seleções de base vão continuar sofrendo.
O futebol brasileiro precisa de um choque na gestão e na parte técnica-tática. Temos que rever conceitos, condutas e filosofia de trabalho, só assim poderemos reconquistar a fama e o prestígio que perdemos a cada ano.

Fabio Cunha e suas duas publicações

Blog – Você já publicou dois livros, TORCIDAS DE FUTEBOL, Espetáculo ou Vandalismo e o TÉCNICO DE FUTEBOL, A Arte de Comandar. Conte-nos um pouco sobre as suas publicações e onde estas obras estão disponíveis para os leitores?
Fabio Cunha –A primeira obra que fala sobre as torcidas no futebol é o resultado da minha monografia no curso de graduação. Depois de 10 anos de pesquisas e estudos publiquei esse livro que infelizmente não sai de moda, pois a violência parece que nunca termina. Infelizmente a edição dessa obra está esgotada.
A segunda obra fala sobre a profissão de treinador de futebol, características, perfil, o que estudar, o que aprender, dificuldades no início de carreira e outros temas relacionados a profissão. Também foi uma obra que fiz muitas pesquisas e também apliquei muita coisa que vivenciei na prática, inclusive com exemplos reais que passei. Essa obra pode ser encontrada no site da editora (www.lojasingular.com.br).

Lançado em 2010

Blog – Você tem um site, o www.fcunha.com.br, que realiza cursos para técnicos de futebol pela internet, e que vem fazendo muito sucesso, inclusive este curso oferece certificado. O que as pessoas que tenham interesse em participar, precisam fazer para se matricularem?
Fabio Cunha –Eu criei esse curso para ajudar os profissionais na sua prática diária. O objetivo foi qualificar e fornecer novos conhecimentos sobre o treinamento no futebol.
O curso pode ser encontrado facilmente no meu site e para adquiri-lo é só entrar no site fazer a inscrição por depósito bancário, preencher a ficha de inscrição e de imediato envio o material do curso. O material é todo enviado por e-mail, sendo que o aluno estuda no seu tempo livre.
No final do curso o aluno recebe o certificado no seu endereço.

Lançado em 2006

Blog – Caso pinte uma proposta de um clube do nordeste, você teria interesse em voltar a dirigir um clube da região. E qual o procedimento para os interessados em contratar o trabalho do Treinador Fabio Cunha?
Fabio Cunha –Seria um prazer enorme, não tenho restrições com nenhum estado, local ou clube. Infelizmente a experiência que tive no Nordeste não foi muito boa em função de pessoas que dirigiam o clube que trabalhei, mas não me arrependo de ter encarado o desafio, fiz muitos amigos por aí e sei que poderia ter ido mais longe se tivesse mais apoio, mais estrutura e mais honestidade no trabalho.

Blog – Como você recebeu o convite para participar do quadro entrevista do nosso Blog e como você vê o nosso trabalho?
Fabio Cunha –Fiquei muito lisonjeado com o convite. É sempre bom compartilhar experiências sobre o futebol, conversar sobre o esporte e, principalmente, fazer novos amigos.
Acho a iniciativa excelente e muito louvável. Tudo que vier para ajudar no desenvolvimento do futebol brasileiro terá o meu apoio e incentivo.

Sete de Setembro-PE 2007/2008

Blog – Para finalizar, qual a mensagem que você deixa para o nosso seguidor?
Fabio Cunha –Antes de tudo invistam em educação. Aprender nunca será demais. E não digo apenas educação de escola, digo educação de uma forma mais ampla.
É importante investir no crescimento profissional e pessoal, não adianta uma pessoa procurar novos conhecimentos técnicos, se ela não resolve seus problemas internos, não procura um autoconhecimento. E falo disso em qualquer área, não somente no futebol.
Agradeço novamente o convite e oportunidade e, para finalizar fiquem com essa frase de um autor desconhecido: “Você é do tamanho do seu sonho.”


EC Santo André-SP 2009/10








Nenhum comentário:

Postar um comentário