Translate

segunda-feira, 11 de março de 2013


No lançamento da nossa Coluna Entrevista, trago para vocês uma reportagem com o empresário de futebol, o alagoano Pedro Mendes Neto. Natural de São José da Laje/AL e atualmente residindo em São Paulo, capital. Filho de Pedro Mendes Filho e dona Eufrázia (in memorian), casado com Ana Paula e pai de seis filhos, o Pedro, o Netinho, o Marcos Paulo, o Luan o Bruno e a Monique, que além de ser a única filha mulher, também é a caçula. O Presidente da Empresa FUTURO SPORT’S conversou conosco sobre a atual fase da base do futebol brasileiro e mundial.

Pedro Mendes Neto Presidente da Futuro Sport's


Blog – Quando e como foi o seu primeiro contato com o futebol?
Pedro Mendes Neto – Entrei no futebol, me espelhando em meu pai, o Pedro Mendes. Na época, ele era gestor de clubes de futebol amador em Alagoas, dentre eles o Palmeiras e o CSL e até hoje é reconhecido como grande desportista na cidade. Inclusive, desde cedo, ele já lutava em prol dos atletas da região. Ex CSA/AL e campeão mundial pelo Flamengo, Peu foi um dos primeiros a abraçar esta chance oferecida pelo meu pai. Ele também fundou e ajudar a criar muitos clubes da região, até hinos desenvolveu e passou pelas funções de técnico a presidente. Ou seja, eu trago o futebol no sangue, e até tentei ser goleiro e confesso que como goleiro, eu sou um ótimo empresário de futebol.

Blog – Quantos países você já conheceu através do futebol, inclusive falando sobre as diferenças entre as melhores e as piores condições oferecidas?
Pedro Mendes Neto – Não sei ao certo quantos países foram, pois alguns, eu passei rapidamente. Mas certamente, foram mais de 25. Quanto à diferença entre o nosso futebol e o mundial, em qualidade continuamos muito a frente na questão técnica individual, pois aqui os garotos parecem que nascem para jogar futebol. Mas na questão tática e estrutural, o europeu esta a quilômetros de distância. Para que você tenha uma idéia, no mundo árabe, o Qatar que é um país emergente no futebol, se prepara não apenas para receber a copa do mundo de 2022, mais já passa por uma reformulação muito grande no futebol de formação, aqui chamado de futebol de base. Os investimentos que são feitos, para poder levar os melhores profissionais existentes na área, sejam fixando residência ou para desenvolver palestras, cursos e seminários, ora na construção de uma estrutura para uma futura formação dos selecionáveis,

 Pedro, um Amigo e os Sheiks do Qatar

Blog – Como você vê as condições oferecidas pelos clubes brasileiros nas categorias de base?
Pedro Mendes Neto – Pessoalmente, acredito que falta profissionalismo na base, sendo raras as exceções. Aqui se um garoto no treino, marcar três gols ou se fizer uma jogada de efeito, já rotulam o garoto de craque e se inicia uma super valorização, abrindo negociação sobre o atleta. Sem falar que como vitrine, os grandes clubes brasileiros, eles ficam com 70% a 80% dos direitos federativos, oferecendo de 20% a 30%. E quanto menor for o clube ou empresário, menor será a porcentagem. Quanto aos nossos clubes, 90% não oferecem a mínima condição de trabalho para os garotos. Sem falar nos esquemas de corrupção, envolvendo muita grana para a exposição de atletas desses grupos, dentro dos clubes.

Blog – Quais os clubes brasileiros que hoje oferecem as melhores condições de trabalho e por quê?
Pedro Mendes Neto – São poucos os clubes que oferecem uma boa estrutura, aliada há bons profissionais. Para se ter uma idéia, o São Paulo futebol Clube contratou há um ano o experiente Renê Simões, para a coordenação técnica das categorias de base, inclusive este  profissional visitou as instalações do Barcelona, para poder desenvolver um trabalho de alto nível no clube paulista. Mais o brasileiro só aceita o trabalho em curto prazo e como os resultados não vieram de forma imediata, deu no que deu, o Renê foi demitido e hoje faz parte do clube da cruz de malta, no Rio de Janeiro. A nossa mentalidade precisa mudar, e para isso os projetos e trabalhos necessitam ser realizados, em longo prazo. Na Inglaterra, times de massa e tradição, como Manchester United e Arsenal possuem técnicos com mais de 10 anos no cargo, e ambos os casos os treinadores passaram alguns anos sem conquistas e mesmo assim foram mantidos no cargo. Você poderia pensar uma coisa dessas no Brasil, claro que não. Talvez este seja um dos motivos, que levou o Brasil ao 18º lugar no ranking FIFA e o brasileiro passou a ver isso de forma natural. E nossos atletas que sempre figuraram entre os melhores do mundo, passam a lutar para ao menos, estarem na lista dos três melhores. Estamos em decadência.

Blog – Você já passou por alguma situação de desconforto trabalhando do futebol e se possível, conte-nos como foi?
Pedro Mendes Neto – Claro que sim.  Aqui no Brasil, desde jogadores que não reconhecem o nosso trabalho, passando por dirigente de clube da serie D do brasileiro, que sequer nos recebe. Enquanto na Europa, já fui convidado para assistir jogos de clubes da Liga, ao lado dos presidentes de clubes de serie A. Mas acho que isso passa por uma questão cultural e é sempre um desconforto ter que aturar esses nossos dirigentes despreparados para o cargo, mais sempre há exceções.

CT da Futuro Sport's na cidade de Leiferd-Alemanha

Blog – Com todas as suas viagens realizadas e tantas diferenças culturais, já passaste por alguma situação engraçada?
Pedro Mendes Neto – Engraçada sim. Certa vez, próximo ao meu Centro de Treinamento na cidade de Leiferde, ao lado de Wolfsburg/Alemanha, conduzindo meu carro pela auto-estrada, depois de uma partida de showbol, fui parado numa blitz e apesar de dirigir dentro dos limites de velocidade, fiquei nervoso e ao descer do carro, tentei conversar com os policiais em espanhol, “buenas noches señor policial”, em vez do Inglês. Comigo estavam alguns jogadores, que ao perceberem que os policiais não compreendiam nada do que eu falava, começaram a rir, e aí você pode imaginar a resenha comigo, durante o resto da noite e da semana. Até hoje, quando encontro esses atletas, eles se dirigem a mim, com buenas noches señor Pedro, mais isso faz parte do futebol.

Blog – Aqui em Sergipe, tivemos alguns casos de assedio e aliciamento de menores, por pessoas envolvidas no futebol de base. Inclusive com cobertura das emissoras de televisão locais e nacionais. Qual o seu pensamento sobre esse assunto?
Pedro Mendes Neto – Esse tema é muito delicado. Não só no futebol, como em outros seguimentos da sociedade, existem casos de pedofilia e homossexualismo. O que poderíamos estar fazendo, é exigir do estado um acompanhamento dentro das escolinhas e clubes de futebol, por parte dos órgãos competentes, pois estamos falando de crianças e adolescentes. Denunciar e cobrar punições aos envolvidos. Não gosto nem de pensar em meu filho, passando por uma situação desta.



Futuro Sport's em Leiferd, na Alemanha


Blog – Como funciona o trabalho da FUTURO SPORT’S, com quantos atletas estão trabalhando e quais os mais conhecidos?
Pedro Mendes Neto – A FUTURO SPORT’S, que além de São Paulo possui sede no Qatar, trabalha não somente com jogadores de futebol, mais também, com eventos esportivos e projetos voltados para a inclusão social. Recentemente, trabalhamos a indicação do zagueiro Domigos, ex Santos/SP e Guarani/SP para o futebol do Qatar, outro atleta que indicamos ao país foi o Wanderson, um atacante que hoje faz parte da equipe do Al Sharrania. Quanto ao número de atletas, não chegamos a dez, pois temos como filosofia assessorar de uma forma mais especial os nossos clientes. Hoje estamos priorizando a carreira do Netinho que esteve no Qatar, e resolveu voltar ao Brasil. Em minha opinião retornou de forma precipitada, pois ainda tinha dois anos de contrato para cumprir, mais o atleta é quem decide qual caminho a seguir. Indicamos o Marcos Paulo ao Flamengo/RJ, o volante Breno para o Diddeser da Alemanha. Como disse anteriormente, focamos em poucos jogadores, pois já tivemos uma experiência pouco agradável e desgastante com grande quantidade de atletas. E no futuro, penso estar retornando para meu estado, Alagoas e montar o meu próprio clube. Sobre a FUTURO SPORT’S, quem quiser conhecer um pouco mais sobre a nossa empresa, basta acessar http://www.futurosports.blogspot.com .

Blog – Como se dá, a relação entre os empresários, treinadores e os clubes de futebol?
Pedro Mendes Neto – Primeiramente gostaria de deixar claro, que sou contra os treinadores que possuem empresários e por mim a FIFA deveria intervir nesta questão. Fica obvio que este treinador dará preferência aos atletas deste agente. Na FUTURO SPORT’S trabalhamos somente com a negociação do atleta, e não interferimos na formação do plantel. Passamos a relação dos jogadores que trabalhamos e depois do clube demonstrar interesse, nós abrimos a negociação. Principalmente no Brasil, onde estamos lendo nos últimos dias, que joga quem paga e não os melhores. Posso afirmar que o grande câncer do futebol brasileiro é um esquema formado por um trio, DIRETOR DE FUTEBOL – TREINADOR – EMPRESÁRIO, mas também, tem presidente ativo neste método de trabalho. Como alguns falam nada melhor que um dinheirinho a mais para o leite das crianças no fim do mês.

Pedro Mendes Neto

Blog – Em relação à Escola Européia de Futebol, quais os projetos em vista para 2013?
Pedro Mendes Neto – A Escola Européia de Futebol (EEF) marca comercial que detenho em todo o mundo, é um projeto maravilhoso que conheci na Itália, mais precisamente na cidade de Roma. Idealizado pelo Treinador Ricardo Perlingeiro e conta com o apoio de muitas chancelas no país europeu. Pretendemos chegar a 30 unidades ainda este ano, em todo o Brasil. O diferencial da EEF é a metodologia e o acompanhamento da evolução do atleta. Costumo falar que a EEF não é uma escolinha de futebol, mais sim a universidade deste esporte. Nosso site HTTP://www.escolaeuropeiadefutebol.com/ ,  vocês poderão encontrar todas as informações necessárias para a aquisição de uma unidade ou mesmo como forma de curiosidade.

Blog – Voltando ao futebol de base, tem algum projeto especifico para a região nordeste?
Pedro Mendes Neto – Como eu falei acima, em pouco tempo estarei desenvolvendo o projeto de criação de um clube na região. Claro que um projeto como esse, não poderá ficar dependente financeiramente de ninguém, e sim das próprias receitas que possui e nada de clube/prefeitura. Com uma boa administração, isso é possível.


Blog – Para finalizar, qual a mensagem que você deixa para a criança e o adolescente, que almejam conseguir uma oportunidade no futebol?
Pedro Mendes Neto – Posso afirmar, que em primeiro lugar jamais poderão abandonar os estudos pelo futebol. A educação ainda tem que ser o principal caminho a seguir desses garotos. Paralelamente esta criança, pode e deve usar o esporte como complemento educacional e a partir do momento, que este ou seus familiares passarem a ver que o menino se desenvolve de uma forma maior que seus companheiros, pensarem em levar mais a serio os treinamentos, mais sem nunca, eu falei nunca, abandonar os estudos para a sua formação. Na Europa é assim, e sempre deu certo. O futebol muitas vezes começa com grandes sonhos e acabam em imensos pesadelos.

 Pedro Mendes Neto e o Zico





2 comentários:

  1. gostaria de saber se existe algum projeto para a inserção do futebol feminino nessa escola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Miriam, favor entrar em contato direto com a Escola Européia de Futebol ou com o Pedro Mendes Neto, através da do site da Futuro Sport's.

      Excluir